quinta-feira, 1 de abril de 2010

Alimento do mês - Ananás


Fruto tropical originário da América do Sul (Brasil e Paraguai). É formado pela fusão de várias flores em torno de um núcleo mais rígido. Ao ser descascado o Ananás, torna-se mais fácil a identificação de restos de algumas das flores, que estão ainda presentes em botões circulares espalhados, logo abaixo da casca.

Informação nutricional

O Ananás destaca-se pelo seu elevado teor em água e baixo valor energético. O conteúdo nutricional do Ananás melhora nas últimas fases de maturação. Caso seja colhido prematuramente, o Ananás apresenta um sabor ácido, e é pobre em nutrientes. O Ananás é um fruto rico em vitamina C, e em minerais, como o potássio e magnésio, o seu teor de fibras é moderado.

Vantagens e Desvantagens

O Ananás é um fruto rico em bromelaína, enzima que facilita a digestão e que funciona ainda como anti-inflamatório.
Devido ao seu teor em vitamina C, é conferida ao Ananás uma acção antioxidante, o que ajuda na protecção das células e tecidos.

Como comprar e conservar

Como foi visto anteriormente, o estado de maturação do Ananás aquando a colheita é um factor determinante para a sua qualidade.
Após a sua colheita, o Ananás pode continuar a amadurecer, mas para isso, requer certas condições de temperatura, este processo é difícil pois, o ananás pode permanecer imaturo e num espaço de um ou dois dias amadurecer demasiado.
Deve ser escolhido um Ananás que apresente um aroma intenso, um bom peso relativamente à sua dimensão. Deve evitar escolher um Ananás que apresente zonas danificadas, moles ou enegrecidas.
O Ananás pode ser conservado, durante um período de um a dois dias, à temperatura ambiente. Após este período, é aconselhável conservar o Ananás num frigorífico, num período que não deve exceder os três a cinco dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário