Informação nutricional
Comparativamente às restantes frutas, o morango tem um conteúdo moderado de hidratos de carbono (5.3 g por morango) e um valor energético baixo (29 kcal por morango). Destaca-se o seu teor em vitamina C, ácido fólico e fitonutrientes bem como ácidos orgânicos. É também rico em minerais, como o potássio, o magnésio, entre outros. O seu teor de fibra é moderado (2 g por morango).
Vantagens:
Este fruto fortalece o sistema imunitário e pode mesmo prevenir várias doenças crónicas, como a doença cardiovascular e até o cancro, devido à riqueza em antioxidantes (vitamina C, ácido fólico e fitonutrientes).
Para além disso, o morango apresenta ainda um leve efeito diurético, benéfico para as pessoas que fazem retenção de líquidos, para os casos de hiperuricémia (níveis altos de ácido úrico no sangue) e para a hipertensão arterial.
Desvantagens:
Uma desvantagem deste fruto é o facto de ser um alergénio bastante comum. Um grande número de pessoas apresenta reacções alérgicas quando os ingere, que passam por irritação da pele, inchaço da boca e garganta, dores de cabeça, entre outros. Os investigadores ainda não conseguiram desvendar por completo a forma deste fenómeno se processar. No entanto, já foi possível isolar uma proteína que poderá ser responsável por estas reacções.
Existem regras na compra dos morangos?
Os morangos são muito perecíveis, ou seja, degradam-se rapidamente. Assim, devem ser comprados poucos dias antes de serem consumidos. Aquando a compra, devem ser escolhidos os mais consistentes, com cor vermelho-vivo, sem vestígios de deterioração. Como os morangos não amadurecem depois de colhidos, evite os que apresentam partes verdes ou incolores. Os morangos de tamanho médio são, normalmente, mais saborosos do que aqueles de tamanho muito grande. Se comprar morangos pré-embalados, verifique se não estão demasiado compactados porque facilita a deterioração dos mesmos.
Como devemos conservar os morangos?
Deverá conservar os morangos no frigorífico logo após a compra e durante um a dois dias. Antes de os refrigerar retire aqueles que estão danificados ou com bolor e certifique-se das condições da embalagem.