sexta-feira, 5 de março de 2010

Alimento do mês - Maçã

A macieira teve origem no oriente da Europa e sudoeste da Ásia. Actualmente existem mais de 7000 variedades de Maçã disponíveis no mercado (por exemplo, golden, pippons e granny smith).A Maçã é um fruto esférico, com polpa branca, podendo ter casca vermelha, amarela ou verde. Apresenta um sabor doce e refrescante.

Informação nutricional

A Maçã é um fruto que se destaca pela quantidade de fibras, teor em água, hidratos de carbono e vitamina C que fornece. A maior parte das fibras que contém encontram-se na casca. Este aspecto parece contraditório porque habitualmente as pessoas costumam descascar a maçã, mas tem uma explicação muito simples que é o facto de a maçã apresentar muitas vezes pesticidas na sua casca ou então, esta não ter bom aspecto. Vantagens e desvantagens A Maçã combina inúmeros nutrientes que a tornam um fruto de eleição, sendo benéfica para a saúde. Esta poderá auxiliar na protecção do sistema cardiovascular, pois previne o processo inflamatório, a agregação plaquetária, auxilia, ainda, na regulação da pressão arterial e cardiovascular.Devido ao seu poder antioxidante, esta poderá ajudar na prevenção de carcinomas.

Como comprar e conservar

Quando seleccionar a Maçã a ingerir, escolha as que apresentarem um aspecto íntegro, sem manchas e indícios de esmagamento.
Lave sempre muito bem as Maçãs antes de as ingerir.
Ao ingerir a Maçã sob a forma de sumo, o teor em fito nutrientes é consideravelmente reduzido.
Quando cortar este fruto, de modo a evitar a sua oxidação e, consequentemente, o escurecimento, coloque as fatias numa tigela com água fria e sumo de limão. A Maçã cortada não utilizada, pode ser armazenada no congelador em sacos próprios para o efeito.